Geral

Volto da caminhada, fones nos ouvidos. Na frente do Pizza Hut da Pinheiros, me assusto. A uns 10 metros de mim, um adolescente está parado com as mãos na nuca. Por um segundo não entendo o que está acontecendo, até ver duas motos da PM paradas próximo à calçada. Os policiais caminham na direção do garoto que parece igual a qualquer um de sua idade – bermuda, tênis, moletom, boné na cabeça e mochila nas costas. Passo pelo grupo, não posso colar neles sob o risco de tornar a situação pior. Vou até a esquina, entro na minha rua e paro para obsevar a cena meio oculta por um muro. Tenho receio de que algo mais violento aconteça e penso que talvez possa intervir de alguma maneira, gritar. Quando me viro, um dos policiais está meio agachado atrás do garoto e com o braço entre as pernas dele, apalpa a virilha. Impossível não pensar que há humilhação sexual no gesto, em plena luz do dia, em uma rua movimentada. Depois ele apalpa os bolsos da bermuda, do moletom, pede que o rapaz tire o boné e entregue a mochila. Nesse momento chega outro moço, um pouco mais velho, vestido de forma parecida, só que de jeans e sem boné. Deve conhecer o outro porque para ao lado e fica esperando, solidário. Um dos policiais fala algo, parece uma explicação. A mochila é revirada e o policial pede o documento do rapaz que está levando a geral. Ele entrega, o policial parece consultar algo pelo celular e devolve, liberando o moço. Eles se vão, eu me vou. Ficam duas dores: o menino parece absolutamente acostumado a passar por aquilo, calmo todo o tempo, conhecedor dos códigos da cena. E tenho certeza de que não preciso dizer de que cor eram o rapaz que levou a geral, e o que não.

Comentários